Pesquisa revela perfil dos brasileiros em relação ao dinheiro
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA, identificou o perfil do brasileiro na sua relação com dinheiro.
Construtor – Representa 30% da população. São pessoas que precisam ter o controle sobre seus gastos de forma constante, diria até que diariamente. Conservadores, pensam sempre duas, três, quatro vezes antes de gastar qualquer R$ 0,50 centavos.
Camaleão – “Tô rico. Tô pobre!” Esse é o retrato de 29% dos brasileiros. O salário do mês é a conta certinha de pagar os boletos, e assim, dificilmente os Camaleões conseguem guardar algum.
Planejador – O nome aqui está muito adequado à personalidade. São pessoas que sentem imenso prazer em fazer planilhas e mais planilhas de gestão financeira. Não juntam riquezas, mas na poupança é certo aquele fundo para emergências. No seu planejamento visa crescimento, sendo pessoas competitivas e realizadoras.
Despreocupado – Dinheiro existe para se gastar! Esse é o lema de 11% da população. Importante dizer que não estamos falando de pessoas endividadas, mas de pessoas que compram sem fazer grandes análises. Quero, tenho dinheiro, logo posso! Se amanhã eu não tiver mais dinheiro, então não posso! Simples assim!
Sonhador – Raros, mais existem! Os sonhadores têm espírito empreendedor, precisam de dinheiro para alcançar suas metas, mas esquecem que é de grão em grão que a galinha enche o papo. Não poupam pequenas quantias, esperam ter muito para então começar a economizar.
A pesquisa não mostra apenas como as pessoas lidam com dinheiro, mas dá traços de como elas administram suas vidas. E você, com qual se identifica?
CoronaVírus